domingo, 1 de abril de 2018

Dia Nacional do Parkinsoniano – 4 de abril


Data lembra aqueles que possuem uma terrível doença.



Os Parkinsonianos são aqueles indivíduos que sofrem com o Mal de Parkinson. Entre os principais sintomas desta doença podemos citar os tremores, a instabilidade na postura, a hipodinesia e rigidez muscular e de membros. O paciente que estiver nesta condição pode contrair a doença por uma série de motivos, incluindo algumas toxinas, bem como doenças metabólicas e diversas outras condições neurológicas por exemplo.



O efeito de alguns medicamentos poderá ser considerado como uma das causas para o surgimento da condição. Esta é uma doença que atinge pessoas de todas as idades e todos os sexos, em contrapartida, normalmente surge apenas após os 60 anos de idade.

O dia 4 de abril é o dia para orientação e principalmente auxílio na prevenção as pessoas que para que venham a não adquirir o mal de Parkinson em um futuro. Temos assim o Dia Nacional do Parkinsoniano.

O que causa o Parkinson? A doença tem cura?
O mal de Parkinson é uma doença que ocorre de forma progressiva e degenerativa, afetando as células nervosas cerebrais, provocando desta forma sua deterioração e afetando desta forma a movimentação dos músculos dos indivíduos.

Entre seus principais sintomas estão tremedeira mesmo em repouso, rigidez de músculos, movimentos mais lentos e mudanças no equilíbrio.

dia-nacional-do-parkinsoniano-2

Apesar da doença não ser considerada fatal e contar com um tratamento, que poderá retardar o progresso da doença além de amenizar os sintomas, esta é uma doença que não possui cura, porém são várias as pesquisas que poderão estar em andamento e trazem uma série de melhorias no tratamento de pacientes.

Pelo menos 1% da população estimada, acima de 65 anos no mundo possui a doença, e talvez ainda não saiba. Esta é uma doença que poderá ainda afetar pessoas de outras idades, apesar desta não ser uma situação muito comum. Aqui no Brasil, mais de 400 mil pessoas possuem esta condição.

Sua causa é desconhecida, mas a maioria dos casos acontece a partir da degeneração neural que está presente na substância negra do cérebro. A data foi estabelecida para lembrarmos e termos a conscientização em uma série de eventos como feiras, palestras, entre uma série de coisas para que possamos lidar maior tanto com quem sofre deste problema, como para que possamos nos prevenir desta que é uma doença da modernidade que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário